Cotidiano

Vale do Paraíba registra primeiro caso de Zika Vírus em 2016: São José dos Campos

O primeiro caso de zika vírus em São José dos Campos neste ano foi registrado pela Secretaria de Saúde da cidade. A vítima é uma mulher de 59 anos, que mora no Residencial União, na região sul do município. O caso, segundo a pasta, é importado – a paciente esteve em Feira de Santana, na Bahia.

Em 2015, São José dos Campos registrou seis casos importados de Zika, que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a dengue e a chicungunya.

Os principais sintomas do Zika vírus são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é menos agressivo que o da dengue, por exemplo.

Microcefalia
A relação entre zika e microcefalia foi confirmada pela primeira vez no fim de novembro pelo Ministério da Saúde. A investigação ocorreu depois da constatação de um número muito elevado de casos em regiões que também tinham sido acometidas por casos de zika.

Como a situação é muito recente, ainda não se sabe como o vírus atua no organismo humano, quais mecanismos levam à microcefalia e qual o período de maior vulnerabilidade para a gestante. FONTE E TEXTO G1.COM.BR

O que fazer
Folder_Dengue2

 

Plantão de Notícias 24h - WhatsApp 012 99715 1999 | Notícias do Vale do Paraíba, Sul de Minas e Sul Fluminense

Copyright © 2018 Mix Vale

To Top