Benefícios

Golpe no Saque-Aniversário do FGTS pode ser evitado

Saques FGTS Fundo de Garantia
rafapress/Shutterstock.com

Criminosos têm utilizado o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para acessar a conta de trabalhadores, sacar dinheiro e ainda solicitar empréstimos fraudulentos. Embora essa modalidade de golpe não seja nova, ela tem registrado um número crescente de denúncias recentemente.

A Caixa Econômica Federal mantém sigilo sobre o número exato de vítimas, mas assegura que todas as informações sobre suspeitas de fraudes são encaminhadas à Polícia Federal para análise e investigação. Em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar um pedido de contestação em uma das agências da Caixa, apresentando CPF e documento de identificação.

Como Funciona o Golpe

  1. Acesso ao Aplicativo: Os golpistas acessam o aplicativo do FGTS da vítima e selecionam a opção pelo saque-aniversário.
  2. Cadastro Fraudulento: Mesmo que as vítimas não tenham cadastro no aplicativo, os criminosos conseguem fazer isso utilizando outro e-mail e número de celular.
  3. Saque e Empréstimos: Além de sacar a quantia disponível, os golpistas também contratam empréstimos em nome da vítima. Isso não só causa prejuízo financeiro imediato, mas também impede a vítima de efetuar o saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa.

Orientações da Caixa Econômica Federal

  1. Suspeita de Saque: Se o trabalhador observar um saque de sua conta que não reconhece, deve formalizar a solicitação de análise em qualquer unidade da Caixa. O prazo para conclusão é de até 60 dias corridos. Se a contestação for procedente, os valores são restituídos à conta do FGTS.
  2. Mudança de Modalidade: Em caso de indício de fraude na adesão ao saque-aniversário, a solicitação deve ser feita pelo trabalhador em qualquer unidade da Caixa. O prazo para análise é de até 15 dias úteis.
  3. Antecipação de Saque: Se houver indício de fraude na utilização do saque-aniversário como garantia em operação de crédito, a Caixa cancelará a garantia contratada e as transferências programadas referentes à operação irregular.

Como se Proteger de Golpes

  • Canais Oficiais: Utilize apenas os canais oficiais da Caixa para obter informações sobre o saque do FGTS.
  • Não Compartilhe Dados: Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais.
  • Atenção a Atividades Suspeitas: Fique atento a atividades não usuais e não clique em links suspeitos recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais.
  • Navegadores e Antivírus Atualizados: Use sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
  • Verifique a Segurança do Site: Verifique se o link possui “https” e um cadeado antes do endereço, indicando uma conexão segura.
  • Aplicativos Oficiais: Baixe o aplicativo oficial do FGTS no Google Play ou Apple Store e cadastre-se com seu e-mail e número de celular para prevenir acessos não autorizados.

Diferenças Entre as Modalidades

  • Saque-Rescisão: Permite o saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, em caso de demissão sem justa causa.
  • Saque-Aniversário: Permite ao trabalhador sacar anualmente, no mês do aniversário, parte do saldo do FGTS. Em caso de demissão, poderá sacar apenas a multa rescisória.

Como Aderir ao Saque-Aniversário

A Caixa oferece diversos canais de atendimento para que o trabalhador, com conta do FGTS ativa ou inativa, realize a opção:

  • Site do FGTS
  • APP FGTS: O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS.

A proteção contra fraudes e o uso seguro das opções de saque do FGTS são essenciais para garantir que os trabalhadores não sofram prejuízos indevidos. Mantenha-se informado e utilize sempre os canais oficiais para evitar golpes.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é constituído pelos saldos das contas vinculadas, formadas pelos depósitos realizados pelos empregadores em nome dos trabalhadores.

Por que o FGTS foi criado?

O Fundo nasceu com o objetivo de garantir ao trabalhador uma indenização pelo tempo de serviço nos casos de demissão sem justa causa e ainda propiciar a formação de uma reserva a ser utilizada por ele, quando de sua aposentadoria, ou por seus dependentes, quando do seu falecimento.

O FGTS pretendia ser também uma fonte de recursos para o financiamento de programas habitacionais, de saneamento básico e de infraestrutura urbana – o que hoje é uma realidade em todo o país.

Assim, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente aquele de menor renda.

Como foi criado o FGTS?

O FGTS foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966 e vigente a partir de 01 de janeiro de 1967. A lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, substituiu a lei nº 5.107 e, hoje, é a principal regulamentação do FGTS.

To Top