Economia

Álcool ou gasolina: veja qual combustível compensa mais no seu estado no Brasil

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© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Álcool ou gasolina: veja qual combustível compensa mais no seu estado no Brasil O preço médio do etanol subiu 10% nos postos de combustíveis do país desde o início do ano. Com isso, a gasolina está mais vantajosa em 18 estados para abastecer veículos flex, enquanto o álcool está valendo mais a pena em 8 estados e no Distrito Federal.

É o que mostra a calculadora de combustíveis do g1, com base nos preços médios nos postos encontrados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última semana.

A calculadora do g1 considera o preço e o rendimento de cada combustível. Segundo especialistas, em geral, o etanol é mais vantajoso quando está custando até 70% do preço da gasolina. (entenda mais abaixo)

Veja abaixo qual combustível compensa mais em cada estado:

Preços médios do etanol e da gasolina nos estados e no DF, em R$

EstadoPreço médio do etanolPreço médio da gasolinaQual compensa mais
Acre4,777,04etanol
Alagoas4,585,98gasolina
Amapá4,615,61gasolina
Amazonas4,306,32etanol
Bahia4,396,10gasolina
Ceará4,615,77gasolina
Distrito Federal3,865,86etanol
Espírito Santo4,165,93gasolina
Goiás3,885,86etanol
Maranhão4,385,69gasolina
Mato Grosso3,535,90etanol
Mato Grosso do Sul3,645,66etanol
Minas Gerais3,995,87etanol
Pará4,446,01gasolina
Paraíba4,315,82gasolina
Paraná3,996,05etanol
Pernambuco4,555,87gasolina
Piauí4,105,67gasolina
Rio de Janeiro4,165,78gasolina
Rio Grande do Norte4,746,17gasolina
Rio Grande do Sul4,485,89gasolina
Rondônia4,766,40gasolina
Roraima4,816,32gasolina
Santa Catarina4,245,92gasolina
São Paulo3,665,63etanol
Sergipe4,786,21gasolina
Tocantins4,336,04gasolina

Fonte: ANP/calculadora de combustíveis do g1

De acordo com o diretor-executivo da AbriLivre, Rodrigo Zingales, o ambiente mais favorável para a gasolina em alguns estados pode ser justificado, entre outros pontos, pelo seguinte movimento:

  1. alta no preço do etanol vendido pelo produtor à distribuidora, o que eleva o custo do combustível nos postos;
  2. política de preços da Petrobras, que ajuda a segurar o repasse dos aumentos da cotação do petróleo no mercado internacional;
  3. e custos de importação ainda comportados, o que ajuda a manter os preços da gasolina.

“Em junho, a partir da MP que impediria a compensação da PIS/Cofins, distribuidoras anunciaram altas na gasolina, no diesel e no etanol”, diz Zingales. As altas, em princípio, não afetaram a competitividade entre etanol e gasolina. Chamada de MP da compensação, a medida não evoluiu no Congresso Nacional.

O levantamento feito pelo g1 considera o preço médio por estado, com base nas pesquisas feitas pela ANP ao longo da semana de 23 a 29 de junho. Na calculadora abaixo, você pode conferir qual combustível mais vale a pena de acordo com os preços exatos que você encontrar no posto.

Faça o cálculo abaixo:

Por que a regra dos 70%?

O professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli/USP explica que esse cálculo é baseado no poder calorífico dos combustíveis, que significa a quantidade de energia existente na molécula de cada um deles.

Moléculas são propriedades de uma substância composta por um ou mais átomos. Os átomos são, por sua vez, formadores de matéria. Ou seja, tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa.

“O poder calorífico significa, portanto, o quanto você consegue extrair de energia por massa de combustível. Ou seja, por unidade de massa de combustível”, diz.

Entenda a lógica da calculadora do g1 para o valor do combustível

O professor elenca ainda outras especificações, considerando a densidade (relação entre a massa de um material e o que ele ocupa) de cada combustível. “Em um dia frio, por exemplo, tanto a gasolina quanto o álcool ficam mais densos, e essa variação de densidade não é igual para os dois.”

“A regra dos 70%, portanto, é válida como um número indicativo, baseado em um dado empírico [confirmado a partir de experiências]”, reforça.

Ele esclarece ainda que pode haver uma diferença conforme cada veículo, incluindo se o sistema de injeção de combustível no motor for otimizado para queimar etanol ou gasolina.

“Portanto, o motorista precisa analisar uma média para o seu próprio carro”, sugere.

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