Brasil

Sindicato confirma greve de ônibus em São Paulo nesta quarta-feira (3)

Greve ônibus SP
shutterstock/Alf Ribeiro

A cidade de São Paulo deve enfrentar uma greve de ônibus nesta quarta-feira (3), conforme decisão da diretoria do Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) após reunião realizada na tarde desta terça-feira (2).

Tentativa de Conciliação Fracassa

Uma tentativa de conciliação, intermediada pela Seção de Dissídios Coletivos do TRT2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) entre empresas e trabalhadores, não obteve sucesso. Diante do impasse, medidas judiciais foram tomadas para minimizar os impactos da greve na população.

Liminar Determina Circulação da Frota

O desembargador Davi Furtado Meirelles concedeu uma liminar determinando que, em caso de greve, 100% da frota de ônibus deve operar nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Nos demais horários, pelo menos 50% dos coletivos devem estar em circulação. O sindicato será multado em R$ 100 mil caso descumpra a ordem judicial.

Motivos da Greve

A campanha salarial da categoria já dura três meses e, além do reajuste dos vencimentos, inclui demandas como a redução da jornada de trabalho, o fim da hora de refeição não remunerada e outras questões laborais. Os trabalhadores buscam melhorias nas condições de trabalho e um aumento justo em seus salários.

Impacto na Cidade

São Paulo conta com uma frota de 12,2 mil ônibus, que operam em 1.304 linhas. Em março deste ano, foram transportados, em média, 7,2 milhões de passageiros em dias úteis, segundo dados da SPTrans, a autarquia municipal responsável pela gestão do serviço.

A greve dos ônibus promete causar transtornos significativos para os paulistanos que dependem do transporte público para se locomover pela cidade. A determinação judicial busca garantir que os principais horários de pico sejam menos afetados, mantendo a cidade em movimento e reduzindo os impactos negativos para a população.

To Top