X

Estrelas de ‘Mania de você’, Chay Suede e Gabz detalham a trama: ‘muitas reviravoltas improváveis’, diz ator, noveleiro assumido

Todo mundo que passa de lancha nos arredores das Ilhas Catitas ouve a mesma história. A de que aquele paraíso em Angra dos Reis, no litoral fluminense, pertenceu a Xuxa no fim da década de 1980. A partir de setembro, haverá algo mais para se contar sobre as duas pequenas porções de terra ligadas por uma ponte de madeira e a cerca de 15 minutos da marina mais próxima. Ali foram gravadas algumas das primeiras — e mais deslumbrantes — cenas de “ Mania de você”, próxima novela da faixa das 21h da TV Globo, escrita por João Emanuel Carneiro e prevista para setembro. A trama, que se passa na Costa Verde, é centrada nos jovens Viola (Gabz), Mavi ( Chay Suede), Luma ( Agatha Moreira) e Rudá ( Nicolas Prattes), cujas histórias se entrelaçam em duas fases.

Paraíso: Novela ‘Mania de você’ é gravada em ilhas que foram de Xuxa em Angra dos Reis; conheça

Renascer: Casais da novela das 21h se repetem na vida real; entenda

— É uma novela cheia de coisas a serem descobertas — diz Gabz, de 25 anos. — Tem um quê de thriller, sabe? A todo momento, é uma tensão, é um mistério no ar. É uma novela clássica, mas com linguagem de suspense. Vamos trazer isso, com esse ar, com essa ilha.

No início da trama, conhecemos os protagonistas — e eles se conhecem. O casal Mavi e Viola sai do Rio e se estabelece em Angra, onde ele começa a trabalhar na firma de cibersegurança de Molina (Ricardo Lombardi) — empresário inescrupuloso que vem a ser patrão de Mércia ( Adriana Esteves), a mãe que abandonou Mavi quando pequeno. Molina também é pai de Luma, aspirante a chef e namorada do caiçara Rudá. Ela se torna amiga de Viola e pronto. Estão estabelecidos os laços que se estenderão por anos a fio.

—Em “Mania de você”, temos um quarteto protagonista que começa a novela mais jovem, e, alguns capítulos depois da estreia, há uma passagem de tempo de dez anos, quando as vidas de Viola e Luma terão praticamente se “invertido” — diz João Emanuel sobre um dos eixos centrais da trama, fazendo coro com Gabz sobre o clima do folhetim. — Essa é uma história que trata, sobretudo, de amor e poder. É um romance com toque de thriller e uma pitada de humor.

Do rap ao horário nobre

Gabrielly Nunes, a Gabz, é a caçula do quarteto. Parte do elenco da última temporada de “Malhação”, exibida em 2019, ela esteve recentemente na série “Da ponte para lá” (Max) e nos filmes da franquia “Um ano inesquecível”, dirigidos por Lázaro Ramos para o Prime Video. Chegar ao horário nobre da TV aberta era um sonho da menina do bairro do Irajá, Zona Norte do Rio.

—Novela é o lugar mais próximo do público, a que sempre quis atingir — diz Gabz. — Venho da periferia, passo por muitos lugares, mas é com a minha galera que quero falar, para quem quero mostrar minha arte.

João Emanuel Carneiro fala sobre ‘Todas as flores’: ‘Não achei ruim sair do horário nobre’

Relacionadas

O diretor artístico Carlos Araújo conheceu a jovem quando fez a direção de “Malhação” e se encantou ainda mais com a participação dela na novela “Amor perfeito” (2023). Achou interessante saber da bagagem que Gabz tem na música. Para que conste no currículo dela: a carioca também é rapper. E ela promete — sem dar detalhes — surpresas musicais em “Mania de você”.

—Procurávamos um novo rosto para protagonizar uma novela de horário nobre, dentro de uma proposta de mesclar revelações com nomes muito conhecidos. E o perfil da Gabz se encaixou muito bem — diz Carlos Araújo, que a dirigiu nas cenas que o GLOBO acompanhou em Angra dos Reis.

Carlos repete em “Mania de você” a dobradinha inaugurada com João Emanuel na novela “ Todas as flores”, sucesso quando foi exibida no Globoplay entre 2022 e 2023 e depois quando passou na própria TV Globo, ano passado. Ele conta que agora conseguiu realizar um desejo antigo: trabalhar com Chay Suede, que pode ser chamado de jovem veterano. Com 32 anos, somente na TV Globo o ator já esteve em “Babilônia” (2015), “Segundo sol” (2018, também de João Emanuel), “Amor de mãe” (2019, quando viveu um “filho” de Adriana Esteves pela primeira vez) e “Travessia” (2022). O capixaba de Vila Velha, revelado na versão brasileira da novela “Rebelde” (2011), da Record, diz ser “noveleiro” em todos os sentidos.

— Eu maratono novela — diz Chay, na varanda de um dos quartos da casa da “Ilha Catita principal”, improvisado como sala de maquiagem. — Ano passado, assisti a “Mulheres apaixonadas” (de 2003), “Laços de família” (2000) e “Vale tudo” (1988). Inteiras!

Na posição de expert, descreve “Mania de você” como uma novela “dessas que a gente gostava de ver”.

—Tem uma estrutura bem clássica, mas com muitas reviravoltas improváveis e trajetos não óbvios que os personagens percorrem — diz ele, que interpreta um estelionatário que vive uma relação abusiva com a personagem de Gabz. — Ao mesmo tempo em que ele perverte as relações, ocupa os lugares de uma forma carismática. Até engraçada às vezes.

Malvado favorito

Se o personagem de Chay tem nuances redentoras, o vilão de Rodrigo Lombardi é daqueles fáceis de odiar. Molina é um “homem detestado pela comunidade onde vivia”, como diz Mavi no teaser divulgado pela produção — e o tempo verbal já indica que a vida do empresário não será muito longa no folhetim.

— Todo mundo tem uma mania nessa novela: mania de alguém, de alguma coisa — diz Rodrigo. —A dele está bem estabelecida desde o começo: é o poder. E ele é o cara que define o modus operandi dessa história, como ela vai ser contada, ágil, rápida.

Talita Duvanel viajou a convite da TV Globo